top of page

a g e n d a

A vida é um teatro 

 

Tendo o amor, o ciúme, o masoquismo, o preconceito sexual e a infidelidade como temas, A vida é um teatro estreou em curta temporada no Teatro da Livraria da Vila do Shopping Higienópolis (São Paulo/SP). Trata-se de uma adaptação do livro Quem ama escuta, da escritora e psicanalista  Betty Milan. Além de ter feito a adaptação, Betty Milan assina a direção do espetáculo. A vida é um teatro reúne as crônicas mais expressivas do seu Consultório Sentimental publicado em Veja.com. Clique e confira.

  

A autora  tratou as crônicas como pequenas cenas, em que há um consulente, um consultor e uma personagem cuja função é a do coro, A Voz. Nas diferentes cenas, o consulente faz uma pergunta ao consultor, e este responde. Trata-se sempre de uma questão subjetiva : “Quero me casar, mas não consigo ser fiel. Tem solução?” ou “Estou apaixonado, apesar de velho. O que eu faço?” ou “Sinto ciúme, embora não tenha razão alguma para isso. Como me curar?”. Depois da resposta do consultor, fala A Voz, ora fazendo a sátira do que foi dito, ora dizendo o que nem o consulente e nem o consultor ousaram dizer.  A Voz faz escutar o que habitualmente não se diz e, no entanto, nos determina.

Consolação 


Em  abril  de  2014,  sob  a  curadoria  de Marcelino Freire, o Vozes se apresentou no teatro do Itaú Cultural (São Paulo/SP), no projeto AuTORES EM CENA. Betty Milan encarnou personagens  do seu romance Consolação. Entre eles, Mario  de Andrade e Oswald. Contracenou com Barbara Riethe, no papel de Laura. Miguel Prata dirigiu o espetáculo e Fabio Carrilho se encarregou da trilha sonora. Clique e confira

 

Teatro do Itaú Cultural: abril 2014

Teatro Dramático e Teatro Lírico

 

Editado em 2015 pela Giostri Editora, Teatro Dramático e Teatro Lírico foi lançado no mês de março em São Paulo, na Casa das Rosas. No lançamento, os convidados assistiram a leitura dramática (vídeo) de trechos de obras que compõem o livro, como Paixão, Paixão de Lia, O Amante Brasileiro e Brasileira de Paris. A apresentação contou com a participaçao de Barbara Riethe,  Fabio Carrilho, Julia Moretti e Miguel Prata, do Vozes, e da autora  Betty Milan (fotos). 

 

Casa das Rosas: março 2015

 

Livraria Cultura: fevereiro 2012   Livraria da Vila: março 2012 e agosto 2012  Congresso Literário Fliporto: Olinda, novembro 2012

Do começo ao fim da peça, os atores ficam diante de um púlpito com o texto, que é tratado como uma  partitura. Como o cantor,  o ator entrega o texto ao público com a  voz. “Um procedimento que faz o drama existir através das palavras, além de  garantir  o distanciamento requerido por uma escuta crítica”, explica  a autora.

bottom of page